segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ENCONTRO DE EDUCADORES: Avaliação Institucional e de Aprendizagem


Encontro de Educadores em São Bernardo do Campo

Nos dias 24 e 25/02 aconteceu em São Bernardo do Campo, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), o Encontro de Educadores: Avaliação Institucional e de Aprendizagem. O evento foi organizado em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e conta com a participação de secretarias de educação de mais de 50 municípios do Estado de São Paulo.

Participaram do encontro a Secretária Municipal de Educação de Brotas a  Profª Denise Ap. Schamne Simões, a Supervisora Escolar Profª Maria Ap. de Santis e a Coordenadora Pedagógica Profª Maria Luiza Donizete Moretti.

O objetivo do encontro foi fornecer informações acerca da avaliação de aprendizagem e os desafios da educação brasileira segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb); detalhamento dos descritores da Prova Brasil; aplicação da Provinha Brasil e avaliação institucional.
Na abertura do evento, a secretária de Educação de São Bernardo e presidente da Undime (Região Sudeste), Cleuza Repulho, lembrou aos mais de 600 participantes que o objetivo do encontro é colocar a educação pública de qualidade em primeiro lugar. "Informação é um direito universal. O papel dos educadores e responsáveis pela educação nas três esferas de governo é fazer com que essas informações não se restrinjam apenas aos gabinetes. Todos os envolvidos com a educação, desde o ensino infantil até o superior, têm que ter acesso irrestrito. Nosso desafio é tornar esse preceito uma realidade", ressaltou.

Também presente na abertura, Valéria Riccomini, diretora da Fundação Itaú Social, destacou a importância de parcerias envolvendo os setores público e privado em prol de educação de qualidade. Como exemplo, citou o Prêmio Itaú-Unicef, que é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e que tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuem, em articulação com a escola pública, políticas que visem educação integral para crianças e adolescentes brasileiros.

"Investir em educação é a receita de sucesso para qualquer nação do mundo. A Olimpíada de Língua Portuguesa é um exemplo de parceria de sucesso e hoje ela é institucionalizada pelo Ministério da Educação (MEC). Implementações de ações como essa só fortalecem a educação", afirma.

Após a abertura oficial do Encontro, os participantes assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Dr. José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais, que abordou a Avaliação de Aprendizagem e os Desafios da Educação Brasileira.

No dia 25/02 o encerramento do Encontro de Educadores, foi com o debate  sobre temas como a diferença entre as escalas de medição nas avaliações de aprendizagem; entendendo o Ideb; detalhamento dos descritores da Prova Brasil – Língua Portuguesa e Matemática; aplicando a Provinha Brasil e avaliação institucional.
(Texto de apoio: Cosmo Silva)

Publicação: Maria Ap. de Santis

Nenhum comentário:

Postar um comentário