segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Agricultura Familiar x Merenda Escolar

  O conceito de agricultura familiar é relativamente recente no Brasil antes, falava-se em pequena produção, pequeno agricultor, agricultura de baixa renda ou de subsistência e ate mesmo o termo camponês. (DENARDI, 2001)

Em nosso município, desde o ano de 2009 vem sendo estudado o plano para aplicação do programa de atendimento à Merenda Escolar e Agricultura Familiar, atendendo assim a legislação e favorecendo aos pequenos agricultores do município e região.
Procurando  mostrar quais são os produtos que chegam até as escolas do nosso município, no dia 25 de Agosto de 2011 (quarta-feira), o Secretário Municipal de Agricultura de Brotas, Douglas de Freitas, e representantes de diversas repartições da prefeitura realizaram uma visita ao Assentamento AGROFAESP, situado no bairro Patrimônio de São Sebastião da Serra.

Além do secretário estiveram presentes a representante do Conselho Municipal de Educação, Professora Janete Simões Fusco; a representante do Conselho Municipal da Alimentação escolar e Nutricionista da Prefeitura Municipal, Célia de Oliveira; a Estagiária da Secretaria Municipal de Educação, Daniele de Lima e a cobertura jornalística ficou por conta da assessoria de comunicação da prefeitura.

Essa visita foi feita à horta do Senhor Francisco Manoel da Silva, morador e agricultor do assentamento, o qual gentilmente acolheu os visitante e apresentou sua área de produção, as técnicas, manutenção e colheita das hortaliças e legumes. Destacou a importância de não utilizar agrotóxicos, mas sim, a compostagem, pois esse processo garante a qualidade dos produtos e consequentemente proporciona melhor qualidade de vida ao consumidor. A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto. O composto melhora a estrutura do solo, e atua como adubo; tem fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar organismos causadores de doença, no solo e nas plantas.

A consciência alimentar, segundo o Senhor Francisco, não depende só dos produtos disponíveis em uma mesa, mas sim dos procedimentos e os cuidados citados acima.

De acordo com o secretário de agricultura, Douglas de Freitas, o principal objetivo dessa visita, foi levar o conhecimento e a clareza de como são produzidos os alimentos da merenda escolar, mostrar os cuidados, o manuseio e a qualidade dos produtos do nosso município. “Estamos trabalhando para levar a conscientização nas escolas para os alunos e mães sobre a importância de uma alimentação saudável, focando no papel da mãe como formadora de bons hábitos e da sua responsabilidade no preparo dos alimentos. Realizaremos para as crianças aulas teóricas e práticas para salientar a importância da alimentação saudável, além da elaboração de receitas nutritivas para o público infantil”, disse Freitas.

Texto: Daniele de Lima / Péricles Renan

Nenhum comentário:

Postar um comentário