terça-feira, 15 de junho de 2010

PROVINHA BRASIL 2010

Brotas aderiu ao programa e recebeu o kit contendo a primeira edição da prova com 24 (vinte e quatro) questões que foram aplicadas aos alunos do 2º ano (antiga 1ª série) no dia 30 de março.

A avaliação visa diagnosticar o nível de alfabetização destes alunos matriculados em escolas públicas. Com o resultado da correção em mãos, é possível identificar qual o nível de alfabetização que os alunos encontram-se.

No documento Guia de Correção e Interpretação de Resultados, são descritos os cinco níveis de desempenho, identificados a partir das análises pedagógica e estatística das questões de múltipla escolha. A partir da identificação das habilidades e da medida do grau de dificuldade das questões, foram definidos quantitativos mínimos de questões que caracterizam cada nível de alfabetização e letramento inicial que as crianças demonstraram. Por isso, cada teste possui um número distinto de questões para identificação de cada nível.


Cabe ressaltar, ainda, que a interpretação das respostas dos alunos não pode ser feita a partir do erro ou do acerto a uma questão isolada. O acerto ou o erro a uma única questão é definido por uma série de fatores circunstanciais. Dessa forma, apenas um conjunto de acertos pode garantir uma descrição segura do desempenho do aluno. No segundo semestre, outro teste é feito, para que professores e gestores avaliem quanto o aluno progrediu ao longo do ano.
 
A média geral de pontuação do município ficou em 17,7 (pontos).
/mas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário