domingo, 7 de março de 2010

Afetividade no contexto da sala de aula

Alguns valores como:
sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças devem ser resgatados na escola.
Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno. Esses, de acordo com o autor, referem-se aos vínculos afetivos entre professor e alunos, bem como às normas e exigências objetivas que regem o procedimento dos alunos. Vale ressaltar que a afetividade a qual o autor assinala, não refere-se ao carinho do professor para com determinada criança. Mas uma afetividade voltada para a relação do professor em relação ao contexto grupal, de forma que o professor adote uma postura afetiva e positiva com o mesmo, onde exerça sua autoridade (não autoritarismo).
Saiba mais e dê sua opinião:

Um comentário:

  1. Os alunos necessitam de vinculo afetivo com os seus colegas, com o professor, com todos os funcionários da Unidade Escolar. Somente assim veremos reações positivas em que o respeito dado será retribuído em sala de aula pelos alunos com o professor e fora dela.
    Não é fácil atingir os alunos, perdemos a paciência muitas vezes mas, com muita criatividade poderemos contribuir para a harmonia entre todos. A afetividade se constrói, é além de uma conquista é uma situação de espírito.

    ResponderExcluir