terça-feira, 23 de março de 2010

HTPC - Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo.


HTPC?

Por muito tempo esteve na pauta das reivindicações dos professores do Estado de São Paulo a existência de um espaço remunerado onde se pudesse discutir os problemas da escola e da Educação. Essas reivindicações começaram a ter resultados quando os governos começaram a reconhecer que o trabalho do professor vai além de sua presença em sala de aula, ao instituírem a HTP(hora de trabalho pedagógico) no Estatuto do Magistério em 1985. Posteriormente, no interior do Projeto Ciclo Básico, foi criado a HTPC( hora de trabalho pedagógico coletivo)que por sua vez destaca a importância do caráter coletivo.
A partir do projeto Escola Padrão em 1990 foi ampliado a HTPC para os professores de todas às séries, mas apenas para os participantes desse projeto. O que em 1996 foi ampliado para todos os outros professores.
Atualmente, a HTPC é obrigatória para todos os professores. Porém, uma de suas características mais importante, o seu caráter coletivo, vem sendo ameaçado pela dificuldade que se tem tido em organizar os períodos diários de aula encontrando horários que possam incluir a maior parte dos professores de cada unidade escolar. A mudança de cinco para seis aulas diárias tem impossibilitado esse encontro e dispersado os grupos de trabalho colocando em risco esta conquista tão importante.
Na rede municipal de Brotas (SP), esses horários foram atribuídos as 2ª e 3ª feiras em acordo com as HTPCs das Escolas Estaduais.

Fique sabendo:
1. Qual é a legislação básica sobre o assunto?·
Portaria CENP nº 1/96· L.C. nº 836/97

2. O que é HTPC?
É a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, a ser desenvolvida na unidade escolar, pelos professores e o Professor Coordenador Pedagógico.

3. Qual é a sua finalidade?
· Articular os diversos segmentos da escola para a construção e implementação do seu trabalho pedagógico.
· Fortalecer a unidade escolar como instância privilegiada do aperfeiçoamento de seu projeto pedagógico.
· (Re)planejar e avaliar as atividades de sala de aula, tendo em vista as diretrizes comuns que a escola pretende imprimir ao processo ensino-aprendizagem.

4. Quantas são as HTPs?
No máximo 7 (sete), sendo, nesse caso, 3 (três) HTPCs cumpridas na unidade escolar e 4 (quatro) HTPs em local de livre escolha.

5. Para que servem as HTPCs na escola?
Para estimular o desenvolvimento das atividades coletivas da unidade escolar

6. Quais são os seus objetivos?
I. Construir e implementar o projeto pedagógico da escola;
II. articular as ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes segmentos da escola, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
III. identificar as alternativas pedagógicas que concorrem para a redução dos índices de evasão e repetência;
IV. possibilitar a reflexão sobre a prática docente;
V. favorecer o intercâmbio de experiências;
VI. promover o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores;
VII. acompanhar e avaliar, de forma sistemática, o processo ensino-aprendizagem.

7. Como devem ser as HTPCs na escola?
As HTPCs devem ser:
I. planejadas pelo conjunto dos professores, sob a orientação do diretor e do professor-coordenador de forma a:
a) identificar o conjunto de características, necessidades e expectativas da comunidade escolar;
b) apontar e priorizar os problemas educacionais a serem enfrentados;
c) levantar os recursos materiais e humanos disponíveis que possam subsidiar a discussão e a solução dos problemas;
d) propor alternativas de enfrentamento dos problemas levantados;
e) propor um cronograma para a implementação, acompanhamento e avaliação das alternativas selecionadas.
II. sistematicamente registradas pela equipe de professores e coordenação, com o objetivo de orientar o grupo quanto ao replanejamento e à continuidade do trabalho.
III. realizadas:
a) na própria unidade escolar, e preferencialmente, durante duas horas consecutivas e;
b) eventualmente, na Oficina Pedagógica ou num outro espaço educacional, previamente definido, através da utilização de parte ou do total de horas previstas para o mês em curso.

8. Como devem ser programadas as atividades?
Tendo em vista a organicidade do currículo do ensino fundamental e médio, as atividades devem ser programadas, através de reuniões:
I. entre professores de uma série, ciclo, área ou disciplina;
II. entre professores de todas as séries e/ou componentes curriculares.

9. Como devem ser atribuídas essas horas?
HTPCs serão atribuídos como parte da jornada ao titular de cargo, desde que esses professores tenham, no mínimo, dez aulas atribuídas.
10. Como podem ser usadas essas horas, além de reuniões com os pares?
Poderão ser utilizadas para reuniões, atividades pedagógicas e de estudo, de caráter coletivo, bem como para atendimento a pais de alunos.

11. A que se destinam as horas pedagógicas em local de livre escolha?
Destinam-se à preparação de aulas, avaliação de trabalhos e correção de provas, atividades essas que não podem ser feitas nos horários de efetivo trabalho com alunos.
Por: Maria Ap. de Santis - Supervisão Escolar
Fonte: http://www.publicado.com.br/

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